domingo, abril 08, 2012

Patê de Atum/Sardinha

Eu não tenho muita prática na cozinha, mas como diz o ditado, a necessidade faz o homem. Nesse caso, faz o prato. Então comecei a misturar os conhecimentos que minha mãe (que, diga-se de passagem, é uma cozinheira de mão cheia) me passou, que eu li em revistinhas de receita (aquelas de R$0,99 que tem em qualquer banca de esquina) e os que eu vi em programas de televisão (tipo "Top Chef", cujas receitas eu nunca me aventurarei a fazer, mas que eu prestei atenção mesmo assim).
Disso tudo, posso dizer que... saíram coisas "comíveis". E são essas receitas que vou compartilhar com vocês.
Bon appetit!

Patê de Atum
Ingredientes/Como fazer
* Uma lata de Atum, ou sardinha ao óleo
* Maionese
* Cebola (opcional)
* Ervas de cheiro: salsinha, coentro, cebolinha etc (opcionais)

O básico desse patê é o atum/sardinha e a maionese. A cebola e as ervas você adiciona se quiser. Lembrando que cada erva vai deixar o patê com um sabor diferente, o que é legal quando você enjoar de um sabor.
Pra começar, escorra todo o óleo do atum/sardinha. Com um garfo, amasse bem até que o peixe fique bem trituradinho. Numa vasilha, coloque o peixe e vá adicionando a maionese. Misture bem. Coloque maionese até chegar a uma consistência que lhe agrade. (Se você não quiser as ervas, pode parar por aqui, pois o patê já está pronto.)
Depois disso, rale a cebola (a gosto) e adicione ao patê. Pique as ervas e coloque-as, combinando-as da maneira que preferir.
Deixe o patê na geladeira, em recipiente fechado. Aconselho a consumir em no máximo 2 dias, já que a maionese estraga fácil...

Servindo

O patê de atum/sardinha vai bem com torradas, arroz branco, macarrão ao alho e óleo (misture-o bem ao macarrão, fica uma delícia) e biscoitinhos salgados (aqueles redondinhos).
Um dos segredos de fingir que você cozinha bem é embelezar seu prato. Ok, você pode fazer isso direito, certo? E vai acabar que seu patê de R$5,00 parecerá algo chique servido em restaurante. É só você ter carinho na hora de servir. Para isso, seguem algumas dicas:

* sirva gelado;
* escolha uma tigelinha bonita;
* coloque uma folhinha da erva que você escolheu sobre ele para decorar;

E é só! No fim das contas, cozinhar não é um bicho de sete cabeças... espero que gostem ;)

0 comentários:

Postar um comentário