Olá, meninas (e meninos que, por ventura, estejam lendo este post)! Quem acompanha o blog há algum tempo, já sabe que eu sou adepta das receitas fáceis e gostosas, não é? Pois bem, esses dias eu estava pensando em como foi difícil me adaptar às atividades domésticas depois que passei a morar na minha própria casa. Quanta coisa tive que aprender na marra, como se diz, incluindo receitas!
No começo, era o bom pão com ovo. Depois, fui adicionando outras comidinhas fáceis ao cardápio (algumas delas até compartilhei aqui com vocês). Mas além da cozinha, morar sozinha significava fazer faxina, lavar roupa, cuidar das finanças... Hoje, 2 anos depois de abraçar a independência, vejo que aprendi muita coisa (e ainda tenho muito a aprender!).
Onde tudo isso nos leva? Cadê a receita do macarrão? Calma... Já já eu falo do macarrão. O ponto onde eu quero chegar é: por que não compartilhar minhas experiências com vocês? Vai que tem alguém aí, que está precisando, desesperadamente, de algumas dicas caseiras, mas não tem ninguém experiente por perto pra dar, não é?
É por isso que estou inaugurando aqui no blog, a sessão "Guia Prático da Dona de Casa - de Primeira Viagem!". Espero que ele seja útil. ;) Ok, vamos ao macarrão...
Você é daqueles que o único macarrão que sabe preparar é o miojo? Pois bem, está na hora de se libertar da maldição do lámen! Chegou a era do Macarrão ao Alho e Óleo! Sabe quando você vai naqueles restaurantes que servem comidinha caseira, e tem aquele macarrãozinho delicioso acompanhando o arroz e feijão? É DESSE macarrão que estamos falando! Eu vou te passar a receita que eu faço aqui em casa. Como somos só eu e o meu maridão, a receita rende 2 porções (que eu considero generosas!). Então pegue papel e caneta e vamos lá:
Ingredientes
* 1/3 do pacote de macarrão tipo espaguete (cerca de 160g de massa);
* 1 dente de alho pequeno (eu meço pela primeira falange do meu dedo indicador; o dente tem que ter mais ou menos aquele tamanho). Lembre-se que, se você gosta do sabor mais forte, é só adicionar mais alho!;
* 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
* Sal a gosto.
Modo de preparo

Numa panela larga, coloque cerca de 700 ml de água, sal a gosto e um fio de óleo. Deixe a água ferver (borbulhar mesmo!), só depois da fervura é que você deve colocar o macarrão. Eu quebro o espaguete em 2 pedaços (os italianos devem me odiar por isso! ehehe), mas é como eu gosto.
Veja na embalagem o tempo de cozimento. Cada tipo de macarrão tem um tempo diferente. Siga o tempo indicado na embalagem, ok? Assim você terá mais chances de fazer um macarrão soltinho! Enquanto o macarrão cozinha, dê umas chacoalhadas na massa com um garfo, para soltar os fios do espaguete. Quando eu não faço isso, meu macarrão fininho vira uma massa para lasanha crua (-.-').
Com o tempo de preparo chegando ao ideal, escorra o macarrão.
Numa panela (pode ser a mesma que você usou para cozinhar a massa! Desde que o macarrão esteja no escorredor, é claro...), rale o alho e coloque o azeite. Deixe dourar um pouquinho (só um pouquinho mesmo!) e despeje o macarrão por cima. Mexa para misturar bem e... está pronto!
Servindo...
Eu sou muito fã desse macarrão, então sou bem suspeita pra dizer como servir, por que, para mim, ele vai bem com quase tudo! É sério! Carne bovina, frango, peixe... Com molho branco, com o feijão e arroz...
Aqui sua fome é que vai dizer com o que você vai servir este macarrão!
Você pode incrementar o sabor com algum tempero de cheiro (orégano, manjericão, salsinha...). Eu, particularmente, prefiro sem temperos extras, mas isso é você quem decide!
Bem, é isso!
Espero que gostem da receita e deixem um comentário, ok?
Beijos!
3 comentários:
Olá amiga
Já dei um print na página e estou levando pra minha mulher ler, achei legal e claro terá a minha ajuda também
Uma ótima noite de terça
Abraço,
RioSul
Minha querida Suzana,
Gostei de seu blog...variado, interessante e eclético.Já estou te seguindo, viu?
A sua receita de massa está ótima...igual à minha,à qual acrescento chimichurri,de vez em quando.Experimenta, fica uma delícia.
Amei ver você em meu blog e o seu comentário. Obrigada, amiga!
bjssssss,
Leninha
Queridos amigos:
RioSul - espero que a esposa aprove a receita! E o melhor de tudo é fazer esse macarrão com a companhia de quem a gente gosta!
Leninha - É uma honra tê-la aqui como seguidora! Eu nunca provei esse ingrediente, vou procurar para experimentar! Obrigada pela dica!
Beijos aos dois e obrigada pelos comentários!
Postar um comentário